terça-feira, 18 de outubro de 2011

Divisão Proporcional dos valores, ligadura, ponto de aumento, ponto de diminuição e fermata

Divisão proporcional dos valores é a divisão de figuras em proporção ao seu “tamanho de duração”. Na música, as figuras de som serão representadas por seus respectivos números já estudados numa postagem anterior. Só para lembrar:



A semibreve é um valor inteiro. As outras figuras são frações dela, ou seja, a semibreve sendo a maior, fecha um círculo inteiro, com figuras menor sendo parte dele. Por exemplo, a semibreve é de número 1, que é o dobro da mínima de número 2.

Comparação feita por figura geométrica representando o valor de cada figura em relação à semibreve, que representa o círculo completo.

Então, observe o quadro abaixo e perceba o significado dos seus números:



Deve-se lembrar que, os números deverão ser divididos por 2 para se encontrar a figura que vale o dobro e multiplicá-los por 2 para encontrar a que vale a metade.

Ligadura

Ligadura é uma linha curva que une duas ou mais notas escritas no pentagrama. Pode ser de valor, de portamento ou de fraseado.

·         Ligadura de Valor: une notas de mesma altura, somando suas durações. Neste caso, só a primeira nota é articulada, somando o valor da segunda.


 ·         Ligadura de portamento: une duas notas de alturas diferentes, fazendo com que não haja articulação da nota ligada. Deve-se entender que a nota ligada é a segunda e não a primeira.


·         Ligadura de Fraseado: Causa o mesmo efeito da ligadura de portamento, mas abrange três ou mais notas. Esta ligadura, em alguns casos, pode ser substituída pela expressão Legato.





Ponto de Aumento e de diminuição

Ponto de aumento é um ponto colocado a direita da nota para aumentar metade do seu valor.





Duplo ponto de aumento são dois pontos colocados á direita da nota para aumentar ¾ do seu valor, o que podemos dizer: primeiro ponto aumenta a metade do valor da nota e o segundo ponto aumenta a metade do primeiro.


Ponto de diminuição é um ponto colocado acima ou abaixo da nota para diminuir metade do seu valor. Na prática, causa o efeito estaccato.


Fermata

Fermata é um sinal colocado acima ou abaixo da nota para prolongar o seu valor por aproximadamente o dobro do seu valor. É importante lembrar que não existe valor exato para a fermata. Havendo regente, o valor fica a critério do mesmo.




Também pode ser chamada coroa ou infinita. A fermata pode ser escrita entre dois compassos, para assim, haver uma pequena interrupção entre ambos.


Quando colocada em pausas, chama-se suspensão.




4 comentários: