segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Notação Musical

Notação Musical é a música representada no papel”. Vejamos alguns exemplos:


Pentagrama


Pentagrama é um conjunto de cinco linhas e quatro espaços onde se escrevem as notas*. As notas são escritas na sequência linhas e espaços. A palavra pentagrama vem do grego Penta= Cinco; Grama= Linha.



A contagem das linhas e dos espaços é de baixo para cima, da seguinte forma:


Linhas Suplementares

Para se escreverem notas que não se acomodam no pentagrama, utilizam-se as linhas suplementares. As linhas podem ser superiores ou inferiores.
Na contagem das linhas suplementares, a ordem se baseia no pentagrama. Assim, para as linhas superiores, a contagem é de baixo para cima, enquanto para as linhas inferiores a contagem é de cima para baixo. Veja exemplo:


A haste da nota é escrita a depender da posição da nota no pentagrama. Ex.:

Na 3ª linha, pode-se escrevê-la para cima ou para baixo. Acima da 3ª linha, deve ser para baixo e abaixo da 3ª linha, deve ser escrita para cima. É importante lembrar que, sendo escrita para cima, ela deve ficar á direita da nota e sendo escrita para baixo, ela deve ficar á esquerda da nota, como mostra o exemplo acima.


Figuras de som

Figuras de som são sinais que representam a nota no papel. As figuras de som são sete: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa. Também são chamadas de valor positivo.


A figura de som possui três partes: cabeça, haste e colchete (ou bandeirola). A parte mais importante é a cabeça.


Figuras de Pausa

Assim como o som é representado graficamente, o silêncio na música também tem seus sinais a depender de sua duração. São sete as figuras de pausas:


Pausa é um silêncio na música de duração variável. Cada pausa acima representa uma figura de som (estão sendo mostradas da maior para a menor). Também é chamada de valor negativo.
São Chamadas:

Pausa de Semibreve, pausa de Mínima, pausa de Semínima, pausa de Colcheia, pausa de Semicolcheia, pausa de Fusa e pausa de Semifusa
.

As pausas não podem ser ligadas entre si. Porém, elas podem ser pontuadas.


Claves

Clave é um sinal musical colocado no início do pentagrama para dar nome às notas. As claves são três: Clave de Dó, de Fá e de Sol.

As claves são posicionadas nas linhas, formando um conjunto de sete posições diferentes no pentagrama.

·         Clave de Sol: somente na segunda linha.
·         Clave de Fá: Na terceira e quarta linhas.
·         Clave de Dó: Em todas as linhas, exceto a quinta linha.




A partir dos sinais acima mostrados, é possível descobrir o nome de qualquer nota escrita no pentagrama. Basta observar qual clave está no início do pentagrama e em qual linha está posicionada, então a partir desta nota descobre-se as demais. Exemplo:

A existência de várias posições de claves se deve a uma grande utilidade para facilitar a leitura de alguns instrumentos transpositores, dentre outras utilidades. A mudança de clave pode ser feita escrita ou mesmo mentalmente. Ao se ter os primeiros acessos á leitura de notas, evite escrever embaixo da figura o nome da nota, evitando assim, de decorar a peça. O que se deve fazer é decorar separadamente, o nome de cada posição em sua respectiva clave.




Nenhum comentário:

Postar um comentário